segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Atitude... atitude?

PALAVRINHA ENJOADA
Eu tenho muita resistência à palavra atitude. Reconheço que é uma palavra bonita, encorpada, com uma entonação que parece se adaptar muito bem aos grandes líderes, sejam eles presidentes, generais e principalmente ao Jack, o cara que comanda todo mundo lá no seriado LOST. Na boca da Angelina Jolie então, fica maravilhosa.

Eu só não gosto do uso da palavra atitude no ambiente do futebol. E isso não é de agora, vêm desde 1998, quando a ouvi pela primeira vez na boca de Galvão Bueno tentando explicar aqueles patéticos 3x0 para a França. Segundo ele faltou atitude ao time. Fiquei pensando com meus botões: mas que diabos esse cara quer dizer com atitude? Seria vontade de vencer, fazer jus ao salário ou a óbvia responsabilidade profissional? Eu acho que ele não quis falar, mas aposto todas as minhas fichas que o cara estava falando de vergonha na cara. Só pode ser isso, porque "faltou atitude" não significa nada, apenas abre brecha para que a gente pense o que quiser.

PALAVRINHA NO JOGO
Antes do jogo de ontem, contra o Metrô, o técnico Silas garantiu que o time mudaria de atitude (olha ela í). Mudou? Sei lá, sei apenas que o time fez o óbvio, ganhou do lanterna do campeonato, e isso com um verdadeiro bombardeio da meta adversária. Será que o time criou vergonha na cara, ou melhor, teve outra atitude? Segundo ele, sim: “Acredito que a mudança de atitude ficou clara, do time todo. Logicamente que com essa postura a gente vai ter mais alegria do que tristeza, hoje a gente deu uma amostra do que o Avaí é capaz”, disse Silas em entrevista coletiva após a partida. Mas eu continuo encafifado: o que seria essa tal atitude?

REALIDADES DIFERENTES
Creio que não comentei aqui com você, caro blogonauta, um pensamento que tenho em relação ao futebol catarinense: na minha opinião Criciúma e Joinville até podem incomodar, mas o título de campeão catarinense deve ser sempre disputado entre Avaí e Figueirense. Isso mesmo, em cada dez campeonatos, a capital tem a obrigação de ficar com pelo menos oito títulos. As razões para isso são muitas, mas destaco a força das torcidas, o fato de toda a imprensa estar sediada aqui e, principalmente, por Floripa ser a capital do estado. Com raras e honrosas exceções, em todo planeta os times da capital ou dos maiores centros urbanos é que dominam o futebol. Nem precisa ir muito longe, basta dar uma olhadinha aqui mesmo em terras tupiniquins.

VAI ENTENDER
É muito difícil engolir os pontos que perdemos para times minúsculos de SC. São realidades muito diferentes: estádios, torcida, folha de pagamento, tradição, plantel, enfim, é mais ou menos como batom na cueca, não têm explicação. Como também não tem como explicar porque só ontem, no último jogo do turno e já desvalidos de possibilidades, o time resolveu ter verg... digo, atitude. Eu acho muito engraçado essa permissividade no futebol, o cara não têm atitude e continua lá, sendo tratado à pão-de-ló e ainda sendo incentivado com premiações por vitórias. O cara é premiado por fazer aquilo para o qual ele foi contratado. Esquisito.

AH, SE FOSSE LÁ EM CASA
Quando eu era pequeno a mãe mandava arrumar o quarto. Eu ia lá e arrumava. Depois cresci um pouco e ela já não precisava mais dizer o que eu tinha que fazer. Mas de vez em quando eu ia além, organizava o guarda-roupas, por exemplo. De pronto a D. Leni tascava aquele gostoso "Parabéns, meu filho". Mas fora isso, tudo normal, não era mais que minha obrigação. Afinal, ela e meu pai garantiam comida, roupa, escola e uma ida à ressacada vez por outra. Hoje levo isso para minha vida profissional: atendo todos os meus clientes com atitude todo santo dia, e ai de mim se não for assim: é pé-na-bunda garantido.

No mais, nada a declarar sobre a rodada de ontem: ganhou o título quem deveria ter ganho, levou chinelada quem deveria ter levado mesmo e só. Que venha o segundo turno, com os jogadores do Avaí jogando futebol e "arrrumando os seus guarda-roupas" de vez em quando. Não é nada demais, mas aposto que o Silas vai elogiar.

18 Sofredores comentaram:

Aaa disse...

negocio ta feio pro avai, e pro figueira...

Aaa disse...

Caro Marketeiro... gostei so seu post...
porém nao concordo quando vc fala que os campeonatos tem que ser sempre disputados por avai e figueirense...
abraços e bom dia!

Aaa disse...

Valeu pelo retorno, Charles. Pra piorar as coisas, daqueles 8 títulos em 10 disputados que acho que devem ficar na capital, não falei que todos devem ser papados pelo Leão, obviamente.

Aaa disse...

Post comprido e confuso. Atitude até onde eu conheço é forma de procedimento. ta certo o Silas. O Avai tem que proceder de uma forma diferente ou então vai ficar pra tras. Jogador de futebol é pra jogar bola e não arrumar o guarda roupas.
Falndo nisso quem sabe tu estas na profisão errada, poderias arrumar uma vaguinha de camareira em algum hotel. Nessa época do ano em Floripa tem bastante vaga.

Aaa disse...

Entendi... porém acredito na força de joinvile e criciuma... e acho que se esse times se organizarem e tiverem mais espaço na mídia podem ser mais forte que avai e figueirense...principalmente joinvile...
mais primeiro eles precisam acreditar nisso... depois passar pro resto das pessoas...
abraços...

Aaa disse...

ele nao entendeu o post...

Aaa disse...

Agora pode dar a desguarga Marketeiro e procura não fazer mais o que você fez, que coisa feia. De 10, 9 na capítal? agorda meu irmão que em Santa Catarina a força esta no interior e respeito seria muito bom. Ou queres comparar Florianópolis com São Paulo, Rio. Vai puxa a cordinha porque você cagou feio.

Aaa disse...

Leandro, eu acho que você não entendeu mesmo, o que não significa que por isso o texto seja confuso, mô pombo. Vou te dar uma forcinha:

METÁFORA, do Latim metaphora, Gr. metaphorá, transporte, translação, quando a significação natural de uma palavra é substituída por outra, por virtude de relação de semelhança subentendida; sentido figurado; imagem; figura.

Agora tente ler o "comprido" de novo e veja se ficou menos confuso pra você. E por falar em "post comprido", aqui no SOFREDORES você não é obrigado a ler nada que não queira. Inclusive há opções muito boas de blogs que tratam do duelo de Avaí e Figueirense basicamente com desenhos. Pixcura que tu acha.

Aaa disse...

Sua pré-potência é de dar pena. Talvez por isso você seja apenas um marketeiro e sem clientes com certeza.

Aaa disse...

André, percebo que você não é manezinho da ilha e ainda concordou com os outros 85% do post. Tá ótimo!

Em relação à comparação, quem falou de SP e RJ foi você, e não eu. Eu falei, e confirmo, que é assim no mundo inteiro.

E é uma pena que em seu segundo comentário você tenha levado para o lado pessoal. Sem problemas. Abraços.

Aaa disse...

Eu também sou da opinião de que eles já são bem pagos para fazer o trabalho deles, e mesmo assim só fazem quando estão afim, ou quando querer ganhar uma premiação melhor.

Aqui no meu serviço, ou eu faço a coisa certo em tempo ou é rua, se eu ficar certo e bem feito no maximo eu ganho é um "Tks".

Mas não da nada, sou pago para isso hehehe

Abraços. :-$

Aaa disse...

Marketeiro, parabéns aí pelo post. Entre todos, esse foi um dos melhores e concordo contigo que os jogadores deveriam arrumar os guarda-roupas de vez em quando para a felicidades tanto do meu Figueira quanto do seu Avaí.
A única coisa que descordo, foi quando vc disse que "daqueles 8 títulos em 10 disputados que acho que devem ficar na capital, não falei que todos devem ser papados pelo Leão, obviamente.", mas td bem.

heheheheheh

Abraços!
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=588324692127395835&pid=1234656272057&aid=1$pid=1234656272057

Aaa disse...

blog ou Jornal? Confuso e sem propósito. Faz um cursinho e seja mais objetivo.

Aaa disse...

Maykon, ainda bem que não concordamos em tudo, isso é impossível para avaianos e alvinegros. E valeu por suas palavras elogiosas.

Aaa disse...

Marketeiro, como sempre, seu post foi muito inteligente e OBJETIVO...e para quem precisar, conheço bons professores de interpretação de texto!
E com certeza, tá na hora dos jogadores do nosso Leão "arrumarem os seus guarda-roupas"! E concordo com vc qdo vc diz que os times da capital têm que estar nas finais...isso é uma obrigação, eles vivem em um "mundinho" muito diferente dos times do interior, beeeeem melhor, é só vc comparar folhas de pagamento que vc já vê isso!

Abraços.

Aaa disse...

Gerson dos Santos(Marketeiro) alguns pontos até concordo.
Só que uma coisa é um clube de futebol outra é sua vida particular e profissional. Uma coisa é ser jogador ou técnico de futebol, outra é ser um blogueiro. Uma coisa é ser torcedor, outra é ser apenas corneteiro.

Aaa disse...

Oi Juli, se puder envie esse contato do Professor de Interpretação de Textos. Alguns estão carentes disso... hehe

Aaa disse...

Por "torcida" e "centro urbano" Joinville tem de sobra. Isso já serve para dividir a atenção com os times da capital. Infelizmente o que falta ao Jec é uma diretoria competente, que tenha a confiança dos empresários da cidade. Com a quantidade de empresas (citando algumas gigantes: Tigre, Tupy, Embraco e Multibrás) que existem em Joinville o Jec sería fortíssimo. Por que na década de 80 o time era quase imbatível? Confiança no velho Waldomiro, bom presidente que tinha total confiança da classe empresarial. É isto que falta.

Postar um comentário

Por favor, vamos tentar manter a ordem nos comentários, não queremos ser obrigados a deletar os comentários ofensivos ou maldosos.

(*) COMENTARIOS OFENSIVOS OU MALDOSOS SERAM DELETADOS QUANDO VISTO.

Obrigado.

 
Blog Dedicado ao Humor e Ficção - Cada Blogueiro é Responsavel pelo seu Artigo aqui Publicado

Blog hospedado no Blogger - Tema desenvolvido por Templates Novo Blogger - Modificado por Sofredores.com