A minha história em blogs mão começou no dia 08 de dezembro de 2008, quando iniciei meus trabalhos aqui no SOFREDORES. Um pouco antes, em maio de 2008 o Piu, amigo de longa, me chamou a atenção para um blog avaiano muito legal, o blog do Tullo. O problema é que eu nem sabia o que era um blog. Achava que era aqueles sites de colocar fotos, os fotologs. Passada uma semana o Piu me cobrou, e eu disse que nem tentei. Acessei dias mais tarde e vi um coroa com cara de maluco, que escrevia coisas exageradas feito um maluco, e nada mais. Acessei no dia seguinte, e no outro, e no outro.
Mais doido do que eu pensava
Num dia resolvi fazer um comentário dizendo que não concordava com a Teoria da Conspiração que ele apregoava. Eu sabia que não ia dar em nada, pois nessa cidade ninguém responde ligações, e-mails, cartas e muito menos comentários. Tranquilo. No dia seguinte ele me respondeu com um texto enorme, gigante. Logo pensei: "Caramba, o que eu digo é importante pra ele". A sensação de ser "ouvido" era maravilhosa. Me viciei e essa passou a ser uma leitura obrigatória pra mim. O mestre Tullo determinou em minha mente o respeito que se deve ter com os blogonautas, a paixão que é possível se ter por seu clube e a educação que precisa ser exercida em todos os momentos. Mas esse maluco faleceu... e eu amava esse maluco.
Pintou o Sofredores
Fuçando na internet, comecei a acessar outros blogs. O passo seguinte foi colaborar com os blogs avaianos com brincadeiras e imagens pertinentes ao Avaí e às chacotas ao "outro". Querendo fazer uma montagem tendo como tema o sofrimento, digitei sofredores no Google e me aparaceu o SOFREDORES.COM. Estava nitidamente acima dos demais, principalmente no ítem sarcasmo. Os caras eram realmente bons. Passei a enviar brincadeiras para o Seco e ele as publicava. Cara, eu ficava todo envaidecido: "Pô, tô saindo nos SOFREDORES". Pouco tempo depois o Alemão e o Seco entraram em contato para fazer parte da equipe. No primeiro momento fiquei apavorado, pois ser responsável por escrever coisas que serão lidas por pelo menos 1.000 pessoas ao dia é phoda.
O Primeiro modelo
Eu não sabia de nada sobre blogs e exaustivamente argumentei isso pro Alemão. Pedi que ao menos eu fizesse um estágio, sei lá, porque sair assim de cara escrevendo no SOFREDORES foi uma pressão terrível. Para meu espanto, esse cara me enviou um tutorial completou de como postar, que ele foi dando PrintScreen no Blogger, página a página. Como se não bastasse isso, foi comentando as outras possibilidades que haviam. Pode parecer pouco, mas hoje em dia muitas pessoas estão mais propensas a se dedicar aos seus pets que a outro ser humano. Como blogueiro matou a pau com aquele post antológico da Caixinha de Lenços. Quando vi aquilo pensei: "Eu sempre quis fazer um post desse". Sem querer o Alemão teve uma importância pra mim muito próxima ao do mestre Tullo.
O Segundo modelo
Quando quis aprender a fazer posts com bom conteúdo, procurei os melhores do mundo esportivo. Li muito, conheci e acompanhei vários blogueiros, mas o melhor referencial que encontrei foi aqui mesmo, em Floripa. Lendo o blog do Tainha percebi a consistência dos assunos, a sua pertinência e as "pontes" que ele fazia entre os diversos assuntos. De bobo, resolvi deixar um comentário no blog dele um dia e para minha surpesa ele respondeu que era uma honra ter recebido minha visita. Porra, a honra era toda minha, isso sim. Com o tempo fomos trocando e-mails, sempre pela ótica da união dos times e torcidas de Floripa, com o objetivo de termos um futebol cada vez mais forte. Sou fã de sua competência, mas o que me assusta positivamente é a lucidez desse cara. Quando crescer quero ser igual a ele (menos na opção infeliz de time, claro).
TÔ ENTRANDO. Com esse título em meu primeiro post comecei a fazer parte do time dos SOFREDORES. Aprendi muito com a convivência com esses 5 loucos apaixonados por seus times. Tive o prazer de participar de churrascos onse só me restava observar, pois o pau comia na hora que se começa a falar de Avaí e Figueirense. Lembro que ficava abobado com o conhecimento que cada um tinha de seus times. É um negócio sobrenatural.
Os caras sabem o nome dos jogadores, datas, previsões, diarréias, tudo. Eles são completamente doidos. Ninguém sabe, mas vou revelar uma coisa aqui: no primeiro dia pedi que me retirassem da lista de trocas de e-mails... eles trocam mais de 150 e-mails por dia sacaneando, tirando sarro, escrachando o time um do outro. O SOFREDORES é na verdade a pontinha do iceberg do que acontece na vida real. Se você acha que o blog é bom, saiba que por trás dele há MUITA VERDADE. Eles são muito mais sofredores do que você pensa.
O que vem por aí
Na verdade pensei em não sair do SOFREDORES mais de 100 vezes, pois isso aqui é minha cachaça. Poucas vezes gostei tanto de fazer algo. Mas o que mais gosto mesmo é de opinar, e às vezes com seriedade, com posições até duras, o que foge do espírito do blog. Esse tem que ser um espaço democraticamente dividido entre os dois times e sempre com o bom humor sendo o carro-chefe. Tem um lado meu que que ser ser SÓ AVAIANO, e esse lado ocupa 100% do meu coração, tax me entendendo?
Já tenho um blog, está bonito, amigável e quero que se torne um fórum de debates onde possamos nos fazer ser ouvidos por nosso time, o Avaí FC. Lembro de um desabafo do Pedreiro onde ele dizia que infelizmente o time dele não saberia da existência daquelas críticas. Aquilo me deixou pensativo, pois é realmente isso que não acontece: os clubes ouvirem o seu torcedor, ainda mais aqueles que circulam na blogosfera.
Não darei o nome do meu blog assim de bobeira, pois acredito que as coisas mais importantes de nossa vida geralmente não chegam facinho, de mão beijada. Divulgarei, sim, mas não colocando o tradicional "Me acessem aí: www.precisodevoce.com". Não, nada disso. Amanhã no mais tardar, pedirei para o Alemão postar aqui o mapinha para chegar ao blog. Será uma honra ter a companhia de muitos dos que circulam por aqui.
Palavra Final
Afinal de contas, o Léo Gago é gago mesmo?
Um forte abraço a todos e fiquem com Deus. A gente se vê em breve.
Gerson dos Santos
Marketeiro
Avaiano
0 Sofredores comentaram:
Postar um comentário
Por favor, vamos tentar manter a ordem nos comentários, não queremos ser obrigados a deletar os comentários ofensivos ou maldosos.
(*) COMENTARIOS OFENSIVOS OU MALDOSOS SERAM DELETADOS QUANDO VISTO.
Obrigado.