terça-feira, 19 de junho de 2012

Historia cabeluda...

...uma historia que pouco Alvinegro conhece, principalmente as pessoas mais novas. Então  deixo aqui uma historia cabeluda de 1942 quando o Avai foi campeão Catarinense jogando apenas um jogo. Quem achou que o Avai é beneficiado só pelo apito amigo está muito enganado, o Avai também é beneficiado pela caneta amiga.


GUERRA

Em agosto de 1942 o Brasil se viu envolvido nos conflitos da Segunda Guerra Mundial quando submarinos alemães torpedearam indefesos navios mercantes brasileiros. Esses ataques levaram o Governo de Getúlio Vargas, no dia 22 de agosto de 1942 a reconhecer a existência de estado de guerra entre o Brasil e as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

Muitos brasileiros deram a vida em campo de batalha e muitos viveram a expectativa de participar da batalha. Os soldados brasileiros frequentemente eram colocados de sobreaviso. Tinham que estar preparados para entrar em combate a qualquer momento.
Soldados brasileiros em combate na Itália.

Sob este clima, foi disputado o campeonato catarinense daquele ano. Nos jornais da época, poucas notícias esportivas são encontradas entre as manchetes sobre a guerra e as frequentes orientações à população de como se comportar em caso de ataque.

CAMPEÃO POR DECRETO

Em Santa Catarina existiam os tradicionais campeonatos das ligas. Os clubes passavam a maior parte do ano jogando com os clubes de sua cidade ou de sua região. No final do ano, os primeiros colocados das ligas regionais disputavam uma espécie de play-off que apontava o campeão catarinense.

Em 1942, habilitaram-se para esta disputa os seguintes clubes:

América de Joinville
Avai de Florianópolis
Barriga Verde de Laguna
Brasil de Blumenau
Hercílio Luz de Tubarão
Pery de Mafra
Sport Brusquense de Brusque

Quartas de finais 13.09.42
Hercílio Luz 4-1 Barriga Verde
América 5-1 Pery
Sport Brusquense 4-1 Brasil

Semifinais 27.09.42
América 3-1 Brusquense
Avaí 6-1 Hercílio Luz

Classificaram-se para a partida final América e Avai.
O Jornal A Notícia em sua edição de 30 de setembro de 1942 trazia em sua página de esportes uma manchete anunciando a final do campeonato. Mais abaixo dizia: "América e Avai defrontar-se-ão domingo para resolver a posse do honroso título"
Final
NÃO FOI REALIZADA
Os jogadores do América foram impedidos pelo Batalhão do Exército de viajar para fazerem a partida final. Os jornais A Notícia de Joinville e A Gazeta de Florianópolis noticiaram o fato.

"Por contar o América F.C. em seus quadros diversos destacados elementos que se encontram servindo o nosso glorioso 13 BC, não mais seguirá para Florianópolis para enfrentar o Avai F.C. em disputa da final pró Campeonato Estadual de Futebol, visto não ter o comandante da Região permitido o afastamento da sede dos acima mencionados elementos..."

Embora o América tentasse a realização da partida em outra data, ou em Joinville, onde os jogadores que serviam ao exército poderiam participar, a Federação Catarinense foi insensível aos apelos dos joinvillense e ainda em outubro declarou o Avai campeão do Estado.

Matéria do Jornal A Gazeta, anunciando que o Avai havia sido proclamado por DECRETO da Federação Catarinense de Futebol o campeão de 1942. No canto direito da página, o jornal publica a foto do presidente do Avai: CELSO RAMOS. É bom lembrar que era presidente da Federação neste ano o senhor ADERBAL RAMOS DA SILVA e o governador do Estado (interventor) era o doutor NEREU RAMOS.
A frase CAMPEÃO POR DECRETO foi usada em editorial do caderno de esportes do jornal A Notícia para expressar a revolta dos joinvillenses com a decisão da Federação.

Os torcedores do norte do Estado, não se conformavam que o título fosse presenteado a um clube que havia disputado apenas um jogo.

Esse título de 1942 foi considerado o sexto título da história do Avai.

''Esse Avai faz coisa (Coisa feia)''


Fonte: Blog Catarinense e Wikipédia

0 Sofredores comentaram:

Postar um comentário

Por favor, vamos tentar manter a ordem nos comentários, não queremos ser obrigados a deletar os comentários ofensivos ou maldosos.

(*) COMENTARIOS OFENSIVOS OU MALDOSOS SERAM DELETADOS QUANDO VISTO.

Obrigado.

 
Blog Dedicado ao Humor e Ficção - Cada Blogueiro é Responsavel pelo seu Artigo aqui Publicado

Blog hospedado no Blogger - Tema desenvolvido por Templates Novo Blogger - Modificado por Sofredores.com